VIRGO, A VIRGEM






Meu Projeto DA TERRA AO CÉU E AO INFINITO



DA TERRA .......................... AO CÉU ....................
..........................................................
............................................  E
AO INFINITO.................
..........................


Janine Milward

Da Terra ao Céu e ao Infinito é um Projeto meu que se propõe trazer ao conhecimento do Caminhante do Céu, do Amigo das Estrelas, as 88 Constelações acolhendo seus dados, seus mitos, suas histórias, suas estrelas, suas nebulosas, seus aglomerados globulares e abertos, seus aglomerados de galáxias, seus superaglomerados...., suas muralhas de luz e de sombra...., enfim, tudo aquilo que astronomicamente pode caber em nossos alfarrábios - ou pelo menos, tudo aquilo que eu, Janine, simples amante dos céus estrelados, conseguir amealhar a partir de minha compreensão ainda e sempre simplesmente amadora e respeitosamente braheana.



Os desenhos formados pelas estrelas - AS CONSTELAÇÕES - são como janelas que se abrem para a infinitude do universo e que possibilitam nossa mente a ir percebendo que existe mais, bem mais, entre o céu e a terra...; bem como percebendo que o caos, vagarosamente, vai se tornando Cosmos e este por nossa mente sendo conscientizado.


Quer dizer, nossa mente é tão infinita quanto infinito é o Cosmos.


Fonte da Imagem: 
http://www.atlasoftheuniverse.com/galchart.html Richard Powell.



VIRGO, A VIRGEM
Acessando o Link abaixo, o Leitor encontrará uma Página própria
acolhendo Virgo, a Virgem:
http://sobrevirgo.blogspot.com/ 


O Mito

Compilação
e Tradução (quando necessário)
e escrita (em alguns comentários):
Janine Milward




Esta constelação representa Erigone, filha de Icarius, que se enforcou por causa da grande dor causada pela morte de seu pai.  Outros dizem que é Astraea, filha de um dos Titans, e que lutou com alguns deuses contra seu próprio pai.

Em outra versão, esta constelação representa Perséfone, filha da irmã de Júpiter, Ceres, (Demeter).  Ceres é a deusa da agricultura e aquela que ensinou aos homens plantarem o trigo, colherem e fazerem o pão que os alimenta. (A Estrela-Alpha Virgo representa a espiga de trigo, é Spica). 

Um belo dia, Perséfone estava colhendo flores no campo e foi avistada por Plutão, o deus dos mundos ínferos, que por ela se apaixonou perdidamente e com ela quis se casar e de tal forma que a raptou e a levou para os mundos ínferos, onde habitava.

Quando Ceres descobriu que Plutão havia raptado sua filha, foi até os mundos ínferos para busca-la e traze-la de volta à Terra, porém em vão.

Ceres ficou tão entristecida que não mais quis tomar conta da agricultura da Terra e nada cresceu no solo naquele tempo e os homens ficaram famintos, à beira da morte.

Júpiter, então, teve que intervir nesta situação e anunciou à Ceres que sua filha poderia retornar ao seu lado - desde que não comesse absolutamente nada enquanto ainda estivesse nos mundos ínferos.  No entanto, Plutão ofereceu alguns grãos de romã à Perséfone e que os comesse de maneira que levasse uma boa memória de seu marido e de sua vida nos mundos ínferos. 

Quando Ceres soube do ocorrido, Perséfone já havia sido trazida dos mundos ínferos por Mercúrio e encontrado-se com sua mãe.  Neste caso, Ceres foi informada que estaria sendo acompanhada por sua filha durante 8 meses no ano - Primavera, Verão e Outono - e os demais 4 meses, sofreria a ausência de Perséfone que estaria retornando aos mundos ínferos e ao encontro de seu marido Plutão: é o Inverno.

De qualquer forma, Ceres ficou feliz e trouxe a vida da alimentação novamente à Terra e aos homens.



No vale do Eufrates, onde foram criadas as constelações, a Virgem simbolizava a deusa Istar, filha do céu e rainha das estrelas.  Representada com uma espiga na mão, constituía o símbolo da fertilidade. 

Erastosthenes identificou a Virgem com  Isis, a deusa de mil-nomes, com a espiga de trigo em sua mão e que foi mais tarde deixada cair de maneira a formar a Via Láctea, ou segurando em seus braços seu filho Horus, o deus do sol, o último dos reis divinos. 

Este simbolismo antigo reapareceu na Idade Média como a Virgem Maria com seu filho Jesus e através as palavras eternas de Shakespeare: Good Boy in Virgo’s lap (O Bom Menino no Colo da Virgem).

Na Índia, Virgo era Kanya, a mãe do grande Krishna, e representada como deusa sentada diante do fogo. 

No Zodíaco Cingalês, era a Mulher no Navio e segurando um ramo de trigo em sua mão.  Possivelmente, o navio era nomeado a partir das estrelas Beta, Eta, Gamma, Delta e Epsilon, representando a quilha do navio.

Na Pérsia, Virgo era Khosha, o ramo de trigo, bem como nomeada como a Virgem inteiramente Pura.

Os turcomanos conheciam esta constelação como a Pura Virgem, Dufhiza Pakhiza.  Os chineses a conheciam como She Sang Neu, a Donzela Frígida.

No pais dos Judeus, a Virgem era Bethulah e  sempre associada com a idéia de abundância na colheita.

Virgem tem sempre sido a figura dos céus mais nomeada e mais simbolizada!

Virgem representa a mais antiga e puramente alegórica representação de inocência e de virtude.



Carta Celeste realizada por Mario Jaci Monteiro - CARJ


Algumas Informações Interessantes acerca a
CONSTELAÇÃO DA VIRGEM



Esta constelação é imensa e cortada pelas Linhas da Eclíptica e pela do Equador Celestial.  Existe o entrelaçamento destas duas Linhas - o que podemos traduzir como o Ponto do Equinócio de Outono, que acontece bem próximo à estrela Beta Virginis, Zavijava, situada na cabeça da Virgem. (É interessante conhecermos o fato de que o eclipse solar de 21 de setembro de 1922, aconteceu próximo a esta estrela e que foi por Einstein usada para confirmar sua teoria).

Em termos da Linha da Eclíptica e advindos da constelação do Leão, realizam seus caminhos aparentes o Sol e a Lua e os Planetas, adentrando todos pela Cabeça da Virgem, bem próximos à estrela Beta, Zavijava, e então passando pelo ombro e pelo peito, encontrando Zaniah, e, já na altura da Cintura, situa-se a belíssima Porrima.  Todas essas situações são testemunhadas pelas constelações da Taça e do Corvo, na fronteira ao sul.  Spica, o ramo de trigo na mão da Virgem, é praticamente o último momento em que a linha da Eclíptica toca realmente o corpo virginal, seguindo em direção à constelação da Balança e tendo a Hydra como fronteira ao sul. 

Em termos da Linha do Equador, é interessante observarmos o fato de que esta corta praticamente ao meio a figura delineada da Virgem, desde sua cabeça, seus cabelos, passando por seu rosto, por seu pescoço e ombros e entre seus peitos e avançando até encontrar a cintura e ainda descendo por uma de suas pernas até situar-se no entrecruzamento de suas panturrilhas e deixando a Virgem depois de tocar em um de seus pés.

O ponto de entrecruzamento das Linhas da Eclíptica e do Equador perfaz o Equinócio do Outono e isso acontece no lugar que aponta bem proximamente entre o cabelo e o rosto da Virgem.


Ilustração realizada no Programa Stellarium e trabalhada no Corel
Primavera para o hemisfério sul, em setembro 2013


Para que bem possamos compreender a figura delineada da Virgem, algumas estrelas poderão nos servir como referência:  Spica, Alpha Virginis, apresenta o ramo de trigo carregado pela mão já ao sul da linha da Eclíptica, com a Hidra como testemunha;  Zavijava, Beta Virginis, aponta para o alto de sua cabeça, possivelmente já na altura da testa, com o Leão como testemunha; Zaniah  situa-se em um de seus peitos e Porrima, em sua cintura.   Caphir situa-se no cotovelo do braço esquerdo da Virgem e Vindemiatrix no ponto onde a mão esquerda segura seus longos cabelos, com a Cabeleira de Berenice como testemunha.  Heze situa-se na coxa da perna esquerda e Syrma, entre o joelho e a panturilha da perna direita.  Finalmente, Shambaliah situa-se ao pé da Virgem.  O Boeiro e a Cabeça da Serpente testemunham a perna esquerda e os pés da Virgem, respectivamente.

Existe também a interpretação de um Canil, formado pelas estrelas Beta, Eta, Gamma, Alpha, Zeta, Epsilon e Delta Virginis.  Eu diria que esta figura formada também pode ser compreendida como uma pandorga, papagaio, pipa soltada ao vento e ganhando os céus...




A CONSTELAÇÃO DA VIRGEM
Posicionamento e Fronteiras
Observação a Olho Nú, através Binóculos e Telescópios 



POSICIONAMENTO:
Ascensão Reta 11h35m / 15h8m    Declinação +16o.6 / -22o.2


Fronteiras:
Virgo situa-se entre as constelações
Libra, Serpens, Bootes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvo, Hydra



Observação a olho nú ou através binóculos e/ou telescópios:


Virgem é uma constelação muitíssimo interessante de ser observada, por várias razões:

A olho nú e em lugares de céus escuros e transparentes, podemos observar a presença de muitas estrelinhas pouco luminosas espraiadas ao longo de uma imensa região do céu ocupada por esta constelação - com a exceção de suas estrelas Alpha, Beta e Gamma - Spica, Zavijavah e Porrima -, respectivamente, todas três situadas bem próximas à Linha da Eclíptica e, dessa forma, sendo visitadas com freqüência pela Lua bem como pelo Sol uma vez ao ano e pelos Planetas em suas trajetórias ao longo do Zodíaco.  

Spica é uma estrela que sempre chama atenção por seu brilho e sua altivez.  Um tantinho ao norte, outra estrela acompanha  e rivaliza com Spica: é Arcturus, a estrela Alpha do Boieiro.  Ainda antes da chegada de Spica, o Corvo, em seu vôo elipsal voltado para o sul, vem anunciando a Virgem.   Em termos das constelações do Zodíaco, o garboso Leão antecede a Virgem e realmente seu desenho de estrelas é bem impressionante e bem marcado pela estrela Alpha Regulus, o pé do rei dos animais, e pela estrela Beta Denebola, sua cauda.  Entre o Leão e o Boeiro, encontraremos um pedaço do céu que é verdadeiramente maravilhoso: a Cabeleira de Berenice, com suas tímidas estrelinhas formando suas sedosas mechas - espetáculo que pode ser visualizado somente em lugares de céus escuros e transparentes, com toda a certeza.  E a Virgem é seguida pela Balança, constelação que se evidencia por suas duas estrelas ponteadoras dos pratos a serem bem equilibrados, Zubenelzenubi e Zubenelschemalli.  A Balança marca a presença do Escorpião - de tal forma que, antigamente, as estrelas Alpha e Beta Librae eram consideradas como as Garras do Escorpião. 

Para quem pode usufruir de morar ou visitar lugares de céus escuros e transparentes, é sempre muito interessante se poder acompanhar o enredilhado rastejador das tímidas estrelinhas da Hydra, com sua cabeça apontando para a também tímida constelação de Câncer acolhendo seu maravilhoso Presépio, berço de estrelas-bebês que viajam juntas, e com seu coração batendo intensamente através sua estrela Alpha, Alphard, e seu corpo seguindo enredilhando e rastejando apresentando o sul para o Leão, para a Taça, para o Corvo, para a Virgem..., indo terminar na Balança.

Alguns mapas celestes nos mostram um dos pés da Virgem já adentrando a constelação da Balança e é interessantíssimo se notar o fato de que neste lado do céu surge a figura estranha da Cabeça da Serpente, belíssimo asterismo a ser observado apenas em lugares de céus escuros e transparentes.  A Cabeça da Serpente parece estar guardando tanto os pés da Virgem quanto, e fundamentalmente, a Coroa Boreal, espetáculo de retirar o fôlego, pequeno arco de estrelas situado entre o Boeiro e o Herói Sentado, Hercules.

Como vimos, a observação a olho nú da Virgem e seus arredores é realmente muito interessante e nos apresenta um belíssimo canto dos céus estrelados!

Virgem é a maior constelação dentre as 13 que fazem parte do Zodíaco, a Roda dos Animais: o Sol caminha pela Virgem do dia 14 de setembro ao dia 29 de outubro.

Mal o Sol, em seu aparente percurso, deixa a constelação do Leão e adentra a constelação da Virgem, acontece o ponto de entrelaçamento das Linhas do Equador Celestial e da Eclíptica e esse é o momento da chegada da Primavera para o hemisfério sul e do Outono para o hemisfério norte.  Este ponto encontra-se bem próximo à estrela Beta Virginis, Zavijavah. 

Mesmo que não vejamos esse momento - a não ser que aconteça algum eclipse total do Sol.... - é sempre interessante que possamos ter esse conhecimento sobre a constelação da Virgem.  Sorte teve Albert Einstein: esta foi a estrela por ele usada para confirmar sua teoria, durante o eclipse solar de 21 de setembro de 1922, que aconteceu próximo a esta estrela. 

Em termos de uso de binóculos, penso que possivelmente muitos daqueles objetos  mencionados mais adiante neste Trabalho  estarão se  apresentando mais como nebulosas ou aglomerados abertos e globulares... do que como galáxias ou conjunto/aglomerados de galáxias...., mas sei dizer com toda a certeza que, através telescópios - amadores e menos potentes e/ou profissionais e mais e mais potentes e ainda todo um cabedal de infraestrutura tecnológica sempre modernizada e atualizada e disposta a exercer o avanço do conhecimento do espaço profundo - esta é a região mais rica, mais provocante, mais desafiadora e mais densa dos céus estrelados em termos de observação de suas tantas e tantas Galáxias e, fundamentalmente, do Aglomerado de Galáxias de Virgem, o mais próximo a nós!

Richard H. Allen nos diz que Sir William Herschel, em seu tempo de um passado ainda não tão distante de nós, encontrou entre a estrela Denebola, Beta Leonis, e as estrelas Beta, Gamma, Eta e Delta Virginis nada menos do que 323 nebulosas, que mais tarde foram acrescidas para mais de 500 - ou seja, muito mais nebulosas do que as estrelas vistas a olho nu nesta constelação.  Ao longo dos tempos, a maior parte dessas  ‘nebulosas’ vêm se transformando em aglomerados, em galáxias, em conjunto de galáxias...   (Eu, Janine, tive a felicidade de visitar Bath, na Inglaterra, cidade adotada por Herschel para morar e para apontar seu telescópio para o céu estrelado e descobrir Urano!).

A bem da verdade, a Virgem vem sempre nos surpreendendo a respeito dos objetos que, a partir de seu delineamento enquanto constelação, são buscados, encontrados, catalogados.  A cada avanço na tecnologia de busca no espaço profundo - lentes gravitacionais, redshifts, telescópios poderosos na Terra e no Céu..., etc., etc., etc. -, mais e mais objetos são trazidos à tona do nosso conhecimento, para nosso total embevecimento. 

Em relação a aquilo que podemos nomear enquanto Aglomerado de Galáxias de Virgem, existe já a insistência de não somente acolher este Aglomerado junto a alguns tantos outros pertencentes ao nosso Grupo Local e formar aquilo que denominamos enquanto Superaglomerado Local..., como a de se fazer  este ser conhecido como Superaglomerado Virgo!... - mesmo que este Superaglomerado não seja estimado como pertencente ao rank dos grandes superaglomerados.

De tal forma a astronomia nos surpreende com seus passos avançando astronomicamente através o tempo e o espaço, que começa a surgir em nossa mente a possibilidade de que possam existir Aglomerados de Superaglomerados em nosso Universo! 

O que me comove na ciência da Astronomia é o fato de que não existem nem começo nem fim..., ou seja, jamais poderemos literalmente ver o Big Bang (porque estamos nele inseridos!) e jamais poderemos literalmente ver todas as possíveis e as também impossíveis, imaginadas ou inimaginadas, transmutações que o Universo vai sempre fazendo acontecer!  Na Astronomia, não existem passado, presente e futuro... existe apenas o aqui-e-agora nesse tempo e nesse espaço que ora vivenciamos, apenas isso. 

(Sonhando.....) Se um dia eu puder me evadir do Planeta Terra e viajar ainda para além do nosso quintal do nosso Sistema Solar..., levarei comigo não Beethoven e sim Mozart (com todo meu respeito a Beethoven) e uma pequena edição (com a tradução de Wu Jyh Cherng do chinês para o português) dos 81 capítulos do Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse, o Mestre do Tao.  A meu ver, Mozart e Lao Tse fazem parte da música e da compreensão da vida despidas de passado, presente e futuro, apenas esta interseção do tempo e do espaço nesse momento de minha vida, sempre.

................  É por esta e por outras tantas razões, que venho nomeando este meu Trabalho de Da Terra ao Céu e ao Infinito

Este meu Trabalho pressupõe trazer ao conhecimento do Caminhante do Céu, do Amigo das Estrelas, as 88 Constelações acolhendo seus dados, seus mitos, suas histórias, suas estrelas, suas nebulosas, seus aglomerados globulares e abertos, seus aglomerados de galáxias, seus superaglomerados...., muralhas de luz e de sombra..., etc., etc., etc., enfim, tudo aquilo que astronomicamente pode caber em nossos alfarrábios - ou pelo menos, tudo aquilo que eu, Janine, simples amante dos céus estrelados, conseguir amealhar a partir de minha compreensão ainda e sempre amadora e braheana.






http://www.iau.org/static/public/constellations/gif/VIR.gif
ALGUMAS ESTRELAS,
em Virgem
Spica.  Alpha Virginis. 
Ascensão Reta 13h 24,1m  Declinação -11o 03’
Magnitude visual 1,21 - Distância 220 anos-luz
Uma estrela binária branco brilhante no ramo de trigo  que a Virgem carrega em sua mão voltada para o sul.  
Freqüentemente chamada de Arista (nome também usado para designar esta constelação) e também conhecida como Azimech. 
 Os hindus a conheciam como Citrã, a 12a. Nakshatra, como se fosse uma Lâmpada ou uma Pérola.   Na Babilônia e representando toda a constelação, era personifica como a Esposa de Bel ou a Guirlanda da Virgem.   Para os chineses, Spica significava a grande favorita, Kió, a estrela da primavera.   Era conhecida no Egito como Repã, o Senhor, e em tempos 3200 AC, um templo em Tebas foi erigido orientada através o poente de Spica.   Da mesma forma, já em 2000 AC, assim aconteceu para o templo do Sol.  Também assim aconteceu para dois templos na Grécia construídos quase tocando um ao outro, erigidos em 1092 e 747 AC.  Outros templos na Grécia antiga apresentaram a mesma orientação.
Foi através da observação desta estrela bem como de Regulus em cerca de 300 AC, anotada pelo alexandrino Timochares, que, após comparação com seus próprios apontamentos 150 anos mais tarde, Hiparchos trouxe para si o crédito de sua grande descoberta acerca a precessão dos equinócios - mesmo que os apontamentos da Babilônia e as orientações de construção dos templos no Egito e na Grécia, indicaram um conhecimento prático sobre esta questão.
Zavijava.  Beta Virginis. 
Magnitude 3.8
Uma estrela amarelo pálido situada na cabeça da Virgem. 
De Al Zawiah, o Ângulo, o Canil, o Recanto dos dois Vigias (possivelmente pelo fato de se encontrar bem próxima ao ponto do Equinócio do Outono) - porém também nomeada como A Gloriosa, A Bela. 
Os árabes chamavam esta estrela como Mashaha e os chineses, de Yew Chi Fa, a Mão Direita do Mantenedor da Lei.
Esta foi a estrela usada por Einstein para confirmar sua teoria, durante o eclipse solar de 21 de setembro de 1922, que aconteceu próximo a esta estrela. 
Porrima  - Gamma Virginis - Estrela Dupla
AR 12h39m  Dec. - 01o.11
magnitude visual 2,7 e 3,6  Distância entre estrelas 3”,90
Nome latino da deusa da Profecia. Os Latinos a chamavam também de Antevorta ou mesmo algumas vezes Postvorta, nomes de duas antigas deusas da profecia, irmãs e assistentes de Carmentis, venerado e invocado por suas mulheres. 
Esta estrela Gamma foi especialmente menciondo como sendo Zaviat al Awwã, o Ângulo ou Esquina - Gamma situando-se a meio caminho entre Spica e Denebola, os lados do Canil estendendo-se ao norte e ao oeste e sendo marcado pelas estrelas Eta e Beta, Delta e Epsilone.
Na Babilônia era Kakkab Dan-nu, a Estrela do Herói - como um ponto de referência em seus anais de observação de Saturno, no primeiro dia de março do ano 228 AC, a primeira menção sobre este planeta e anotada por Ptolomeu.
Os chineses conheciam esta estrela como Shang Seang, o Alto (Primeiro) Ministro de Estado.
Caphir.  Delta Virginis. 
Uma estrela branca (em outra versão, amarelo dourado) binária e vagamente variável no braço esquerdo (cotovelo) da Virgem.  Também chamada de Uma Inesperada Oferta ou Aquela que é Submissa. Esta estrela é conhecida como Auva ou Minelauva.
No Eufrates, era conhecida como Lü Lim, a Gazela, a Cabra - ou mesmo o Rei.  Os hindus a chamavam Apa, as Águas, e os chineses, Tsze Seang, o Segundo Ministro de Estado.
Vindemiatrix.  Epsilon Virginis. 
Magnitude 2.86  Distância 90 anos-luz
É uma estrela que situa-se na mão esquerda da Virgem segurando seus longos cabelos.
Vindemiatrix ou Vindemiator, A Vindimadora, Aquele que Colhe Uvas, representa Ampelos, filho de um sátiro e de uma ninfa, a quem Baco presenteou com uma vindima.  Enquanto colhia as uvas, Ampelos caiu e quebrou o pescoço, e por isso, Baco colocou-o entre as estrelas em lembrança de seu afeto.  A Vindimadora, nome de origem latina registrado nas Tábuas Afonsinas.  Também conhecida como Almuredin.   Na China, era conhecida como Tsze Tseang, o Segundo General.   No Eufrates, Kakkb Mulu-izi, a Estrela do Homem de Fogo, possivelmente simbolizando os deus Laterak, o Divino Rei do Deserto.
Heze - Zeta Virginis
Estrela situada na coxa da perna esquerda da Virgem, exatamente no ponto por onde passa o Equador Celestial.
Zaniah.  Eta Virginis. 
Magnitude 3,9
Uma estrela variável situada na asa sul da Virgem.  Zaniah vem de Al Zawaih. Alguns a nomeiam como a Prostituta.  Na China, era conhecida como Tso Chih Fa, a Mão Esquerda do Mantenedor da Lei.  Os Chineses também a nomeavam de Tien Mun, o Portão do Céu - por se situar próxima ao Equinócio Outonal. Juntamente com a estrela Zeta, Heze, marca exatamente a linha do equador celestial.
Theta Virginis - Estrela Tripla
Branco pálido, vileta e escurecida.
Sem exatamente ser nomeada, foi conhecida como a Criança das Águas.
Syrma - Iota Virginis
Magnitude 4,1
A Cauda, nome de origem grega usado por Ptolomeu para designar a cauda do vestido da Virgem.  Na figura delineada do corpo da Virgem, esta estrela aponta para um ponto entre seu joelho direito e sua panturrilha.
Os árabes consideravam esta estrela como a mais afortunada de suas estações lunares, situando-se entre os demoníacos dentes e as mandíbulas do Leão de um dos lados e da cauda e veneno do Escorpião, do outro lado.
Khambalia. Lambda Virginis. 
Uma estrela pequena situada no pé esquerdo da Virgem.
R Virginis - Estrela Variável
Ascensão Reta 12h35m         Declinação +07o.16
Magnitudes: Max 6,2   Min 12,0       Período 144,6
Tipo PLG       Espectro M4e
S Virginis - Estrela Variável
Ascensão Reta 13h03m        Declinação -06o.56
Magnitudes:  Max 6,0    Min  12,9     Período 383,7
Tipo PLG     Espectro M6e
carta celeste realizada por Mario Jaci Monteiro - CARJ


The Virgo Cluster
Copyright: Stephen Mounioloux








Aglomerado Virgo

Este é o mais famoso aglomerado de galáxias.  É bem maior do que qualquer outro grupo dentre 100 milhões de anos-luz.  Existem cerca de 150 grandes galáxias nesse aglomerado e, pelo menos, mil conhecidas galáxias anãs.  Este aglomerado domina completamente nosso pequeno pedaço do Universo e até nosso Grupo Local de galáxias vem sendo gravitacionalmente atraído por este aglomerado.  No centro do aglomerado Virgo, encontram-se três grandes galáxias elípticas: M84, M86 e M87.  Estas galáxias provavelmente formaram a partir da fusão de muitas galáxias menores e são bem mais massivas do que nossa própria galáxia.
(minha simples e direta tradução para o texto abaixo)

Virgo Cluster
This is the most famous cluster of galaxies. It is much larger than any other group within 100 million light years. There are about 150 large galaxies in this cluster and at least a thousand known dwarf galaxies. This cluster completely dominates our tiny corner of the Universe, and even our Local Group of galaxies is being gravitationally pulled by this cluster. At the core of the Virgo cluster lie the three large elliptical galaxies M84, M86 and M87. These galaxies probably formed from the merger of many smaller galaxies and are much more massive than our own galaxy.

http://www.atlasoftheuniverse.com/virgo.html - 
This website belongs to Richard Powell.



O Aglomerado Virgem é um aglomerado massivo de galáxias que dominam o superaglomerado Virgo.  Existem cerca de 2.000 galáxias nesse aglomerado (embora noventa por cento das mesmas sejam galáxias anãs).  Este algomerado possui um diâmetro de aproximadamente 15 milhões de anos-luz - e o que não é tão maior do que nosso Grupo Local, porém contém cinquenta vezes mais galáxias.  Este mapa mostra 600 das mais brilhantes galáxias dentro de 7.5 graus a partir do centro do aglomerado - essa é uma divisa arbitrária, existem muitas outras galáxias para além desse limite, especialmente em direção ao sul do aglomerado, onde existem vários outros grupos de galáxias adcionais.  As 160 maiores galáxias são apresentadas neste mapa.
(tradução simples e literal de Janine para o texto abaixo)



The Virgo cluster is a massive cluster of galaxies which dominates the Virgo supercluster. There are roughly 2000 galaxies in this cluster (although ninety percent of them are dwarf galaxies). This cluster has a diameter of approximately 15 million light years which is not much larger than our Local Group but it contains fifty times the number of galaxies. This map shows 600 of the brightest galaxies within 7.5 degrees of the centre of the cluster - this is an arbitary border, there are many other galaxies beyond this limit especially to the south of the cluster where there are several additional galaxy groups. The 160 largest galaxies are labelled on this map. 

LEIA MAIS EM
This website belongs to Richard Powell.




This website belongs to Richard Powell.



Virgo Cluster Galaxies


http://apod.nasa.gov/apod/image/1104/201103_VirgoGCM_andreo.jpg
Virgo Cluster Galaxies 
Image Credit & CopyrightRogelio Bernal Andreo
Explanation: Well over a thousand galaxies are known members of the Virgo Cluster, the closest large cluster of galaxies to our own local group. In fact, the galaxy cluster is difficult to appreciate all at once because it covers such a large area on the sky. Spanning about 5x3 degrees, this careful mosaic of telescopic images clearly records the central region of the Virgo Cluster through faint foreground dust clouds lingering above the plane of our own Milky Way galaxy. The cluster's dominant giant elliptical galaxy M87, is just below center in the frame. Above M87 is the famous interacting galaxy pair NGC 4438, also known as The Eyes. A closer examination of the image will reveal many Virgo cluster member galaxies as small fuzzy patches. Sliding your cursor over the image will label the larger galaxies using NGC catalog designations. Galaxies are also shown with Messier catalog numbers, including M84, M86, and prominent colorful spirals M88M90, and M91. On average, Virgo Cluster galaxies are measured to be about 48 million light-years away. The Virgo Cluster distance has been used to give an important determination of the Hubble Constant and the scale of the Universe. (Editor's Note: Labels courtesy of Astrometry.net.)



Virgo Cluster Galaxies 
Image Credit & Copyright: Rogelio Bernal Andreo
(Editor's Note: Labels courtesy of Astrometry.net.)




 O mundo fantástico que se esconde 
por detrás do corpo da constelação da Virgem

Virgo é o mais próximo dos grandes Aglomerados de Galáxias de forma que muitas de suas brilhantes galáxias podem ser observadas por telescópios amadores
(como por exemplo M84 e M86). 

As galáxias podem ser consideradas como os blocos de construção básica do universo.  Elas não são isoladas, independente em suas vizinhanças, porém ocorrem em sistemas que constam de dezenas, centenas ou mesmo milhares de membros que se atraem por suas forças gravitacionais.  Esses sistemas são denominados de Aglomerados de Galáxias - os Superaglomerados


Carta Celeste realizada por Mario Jaci Monteiro - CARJ
(a imagem ao inverso foi realizada por Janine)



O AGLOMERADO DE GALÁXIAS EM VIRGEM



ALGUMAS GALÁXIAS, EM VIRGEM

As galáxias podem ser consideradas como os blocos de construção básica do universo.  Elas não são isoladas, independente em suas vizinhanças, porém ocorrem em sistemas que constam de dezenas, centenas ou mesmo milhares de membros que se atraem por suas forças gravitacionais.  Esses sistemas são denominados de Aglomerados de Galáxias - os Superclusters.


NGC 5746 - Galáxia Espiral Barrada
Tipo Sb  Ascensão Reta 14h45m0  Declinação +01o.49
Magnitude visual 12.3   Dimensões 7.4x1.1
Nota: próxima a Estrela 109 Virginis
Localizada na parte mais ao leste da Virgem - Estrela 109 Virginis, de magnitude 3.8.  Esta galáxia espiral possui uma magnitude de 11.6 e carregando brilho em direção ao seu núcleo bem pronunciado.  Telescópios de ampla abertura (14” e além) podem visualizar um plano mais escuro nesta galáxia quando em lugares apropriados para esta observação (céus escuros e transparentes).

NGC 5740 -  Galáxia
ascensão reta 14h44m24   declinação +01o. 40 46
tipo eg   magnitude 11.86:12.56   dimensões 2.95x1.51 160
Esta Galáxia situa-se cerca de 18’ a sudoeste de NGC5746, é bem brilhante apresentando uma magnitude de 12.7.  Telescópios com abertura a partir de 12”podem bem resolver este objeto.

NGC 5634 - Aglomerado Globular
Ascensão Reta 14h29m36   Declinação - 05o.59
Localizado na parte leste da Virgem, a meio caminho entre as estrelas Mu e Iota Virginis.  Possui brilho através a magnitude 9.6 e é bem ampla (4.9’), arredondada e com o miolo gradualmente mais brilhante.  Pode ser bem resolvida através suas estrelas de magnitude 19.  Existe uma estrela de magnitude 8 situada a sudeste.  Telescópios com abertura entre 16’ e 20’ poderão melhor observar este aglomerado.
NGC 5257 e NGC 5258 (ARP 240) 
são duas galáxias espirais enteragindo entre si, a cerca de 300 milhões de anos-luz, em Virgem.  Ambas as galáxias estão distorcidas em função da interação gravitacional e estão ambas conectadas por uma ponte.
  
NGC 5257 e NGC 5258 (Arp 240), Par de galáxias espirais interagindo. Imagem doTelescópio Espacial Hubble


NGC 5257 is a spiral galaxy located in the constellation Virgo. The galaxy is notably interacting with the spiral galaxy NGC 5258. The two galaxies are listed together as Arp 240 in the Atlas of Peculiar Galaxies.[2] Both galaxies are distorted by the gravitational interaction, and both are connected by a tidal bridge, as can be seen in images of these galaxies.

http://en.wikipedia.org/wiki/NGC_5257








http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/44/Virgo_cluster_052012_overlay.jpg

Description
Italiano: Ammasso di galassie della Vergine con l'indicazione delle galassie visibili. Immagine ripresa presso l'osservatorio Serafino Zani, durante una prova in campo per i componenti del gruppo iscritti al corso di fotografia astronomica del 2012 Somma di 59 immagini da un minuto di posa ciascuna. Elaborazione con stretching logaritmico e rinforzo di A. Soffiantini
Date
SourceOwn work
AuthorHyperion130
Immagine ripresa presso l'osservatorio Serafino Zani, durante una prova in campo per i componenti del gruppo iscritti al corso di fotografia astronomica del 2012 Somma di 59 immagini da un minuto di posa ciascuna. Elaborazione con stretching logaritmico e rinforzo di A. Soffiantini Telescopio FLT98 a 495mm di focale CCD ST8



NGC 4697 - Ascensão Reta 12h48m36   Declinação -05o.48
È uma galáxia elíptica localizada a 4.7o. SSE de Porrima (Gamma Virginis).  Possui magnitude de 9.9 e largura de 6’x3.8’, comprimento de 45o, contendo um núcleo bem pronunciado.  É uma galáxia circundada por várias outras, bem mais pálidas.


NGC4731 - Virgo
Ascensão Reta 12h51 01   declinação -06o.2329
Tipo eg    magnitude 11.47:11.90  dimensões 6.61x3.24 85
NGC 4731 é uma galáxia bem pálida, de magnitude 11.6, porém bastante grande (6.5’x3.4’).

M60 - NGC 4649 e M59 - MGC 4621 são duas galáxias bem brilhantes.
M 60 - NGC 4649
Ascensão reta 12h43m40  declinação +11o.32 58
Tipo eg   magnitude 8.84:9.81   dimensões 7,31x5.03
M60 é uma galáxia elíptica que possui magnitude 9.6 e é bem grande (3’x2.5’).
M 59 NGC 4621
Ascensão Reta 12h41m   Declinação + 11o.47  Tipo Galáxia Elíptica
M59 é uma galáxia elíptica de magnitude 10.6, bem grande (4.5’x3.5’).

NGC4638 - Virgo
12h42m47   Declinação 11o.2635
tipo eg   magnitude 11.19:12.13   dimensões 2.24x1.38 125
NGC4637 - Virgo
Ascensão Reta 12h42m54   Declinação 11o.26 12
Tipo eg   magnitude 14.82   dimensões 1.17x0.49 97

Entre essas duas galáxias e um tantinho ao sul, encontram-se NGC4638 (mag 12.2) e NGC 4637 (mag 14.8).  Um tanto mais ao norte, situam-se as galáxiasNGC4607 (mag. 13.9) e NGC 4606 (mag. 12.5).
NGC4606 - Virgo
Ascensão Reta 12h40m57   Declinação +11o.54 41
Tipo eg  magnitude 11.83:12.67   dimensões 3.24x1...62 33
NGC4607 - Virgo
Ascensão Reta 12h41m 12    Declinação +11o.53 09
Tipo eg    magnitude 12.83:13.75   dimensões 2.88x0.66 2

NGC4754 - Virgo
ascensão Reta 12h52m17   declinação +11o.18 49
tipo eg    magnitude 10.60:11.52   dimensões 4.57x2.45 23
NGC 4754 e NGC 4762 formam um par de galáxias a leste de M60 e a oeste de Vindemiatrix (Epsilon Virginis).
NGC 4754 é uma galáxia espiral de magnitude 10.6 e tamanho 4.6’x2.5’, com um brilho que acelera em direção ao seu centro.
NGC 4762 possui magnitude 10.3 e um tamanho de 8.7’x1.7’, galáxia espiral.
NGC 4762 -
Tipo SO  Ascensão Reta 12h53m0  Declinação +11o.14
Magnitude visual 11.1  Dimensões 9.0x2.0
Nota: a galáxia mais achatada conhecida

NGC 4753 - Galáxia em Virgem
Ascensão Reta 12h52m24   Declinação -01o.12
NGC 4753 é uma galáxia estranha e pequena e cheia de planos escuros e entortados, localizada a 2..7o leste de Porrima, bela estrela dupla Gamma Virginis. Em instrumentos de abertura de 8”, é possível se observar, com visão enviesada, um núcleo - que se torna mais pronunciado quando avistado em instrumentos mais potentes.

M 58  - NGC 4579
Ascensão Reta 12h36m  Declinação +11o.56
Magnitude 9,9  Tipo Galáxia Espiral
M 58 é uma galáxia espiral com aquilo que podemos denominar de barra central.  Com magnitude de 11, é uma galáxia irregular e bem condensada de maneira que pode ser observada mais facilmente do que sua magnitude poderia indicar.

NGC4564 - Virgo
Ascensão Reta 12h36m27   Declinação +11o.2621
Tipo eg   magnitude 11.12:12.05   dimensões 3..55x1.48 47
NGC 4564 - situa-se a 30’ sudoeste de M58, com magnitude 11.9, pequena (3.5’x’.5’) e apresentando um pequeno alongamento.
M58 - NGC 4579
Ascensão Reta 12H37M44    Declinação +11O.49 11
Magnitude 9.66:1.48    dimensões 5.89x4.68



Gêmeos Siamenses ou Galáxias Borboletas!

NGC 4567 and NGC 4568 (nicknamed the Siamese Twins or the Butterfly Galaxies) are a set of spiral galaxies about 60 million light-years away[1] in the constellation Virgo. They were both discovered by William Herschel in 1784. They are part of the Virgo cluster of galaxies. Only one supernova (SN 2004cc) was observed in the Siamese Twins.
These galaxies are in the process of colliding and merging with each other, as studies of their distributions of neutral and molecular hydrogen show, with the highest star formationactivity in the part where they overlap. However the system is still in an early phase of interaction.[2]
They were named "Siamese Twins" because they appear to be connected.
http://en.wikipedia.org/wiki/NGC_4567_and_NGC_4568

http://pt.wikipedia.org/wiki/NGC_4568
Existe um par de galáxias nomeado de Gêmeos Siameses, situado a 11’ sul de NGC4564: são NGC 4567 e NGC 4568 e são descritas como muito pálidas (magnitude 12) porém grandes (4’x3’, ao todo).  Podem ser visualizadas através a abertura telescópica de 8” e o par surgirá como uma curva brilhante e singular, única. 
NGC4567 - Galáxia Espiral Barrada
Ascensão Reta 12h36m32  Declinação +11o.15 31
Tipo eg   magnitude 11.31:12.06   dimensões 2.95x2.00 85
Nota: Gêmeos Siameses, par de galáxias
NGC4568 - Virgo
Ascensão Reta 12h36m34   Declinação + 11o.14 15
Tipo eg   magnitude 10.81:11.68   dimensões 4.57x2.00 23

M 89 - NGC 4552 - e M90 - NGC 4569 - são duas galáxias brilhantes, sendo que M90 possui uma magnitude de 11 e é bem grande (11’x5’) e apresentando-se como uma galáxia espiral com uma barra difusa.  Situa-se a 2.2o. a leste dos Olhos.  Um tantinho ao norte de M90, situa-se IC 3583 (magnitude 13.8)
I3583 - Virgo
Ascensão Reta 12h36m43   Declinação +13o.15 31
Tipo eg    magnitude 13.31    dimensões 2.19x1.12 0

M89 é uma galáxia elíptica brilhante (magnitude 10.5), pequena (5’x5’) e e situada a 40’ sudoeste de M90. 
M 89 - NGC 4552
Ascensão reta 12h53m39  declinação +12o.33 25
Tipo eg magnitude 9.75:10.73  dimensões 5.13x4.68

M 90 - NGC 4569
Ascensão reta 12h36m50   declinação +13o.09 48
Tipo eg  magnitude 9.54:10.26  dimensões 9.55x4.37


http://apod.nasa.gov/apod/ap070608.html

Markarian's Eyes 
Credit & Copyright: Ken Crawford (Rancho Del Sol Observatory)
Explanation: Across the heart of the Virgo Galaxy Cluster lies a string of galaxies known as Markarian's Chain. Prominent in Markarian's Chain are these two interacting galaxies, NGC 4438 (left) and NGC 4435 - also known as The Eyes. About 50 million light-years away, the two galaxies appear to be about 100,000 light-years apart in this sharp close-up, but have likely approached to within an estimated 16,000 light-years of each other in their cosmic past. Gravitational tides from the close encounter have ripped away at their stars, gas, and dust. The more massive NGC 4438 managed to hold on to much of the material torn out in thecollision, while material from the smaller NGC 4435 was more easily lost. The remarkably deep image of this crowded region of the universe also includes many more distant background galaxies.
Existe The Markarian Chain, a Corrente Markarian, encontrada a meio caminho entre Denebola, a estrela Beta Leonis, e Vindemiatrix, a estrela Epsilon Virginis (a mão da Virgem segurando a ponta anelada de seus longos cabelos).

Os Olhos são um par de galáxias situadas bem neste ponto central:
NGC4438, um dos dois Olhos, é uma galáxia brilhante e razoavelmente grande, enquanto NGC 4435, um tantinho ao norte, é bem brilhante (magnitude 11.7) e bem grande e arredondada (2.8’x2’).
NGC 4438 - Galáxia
Tipo Sap  Ascensão Reta 12h27m8  Declinação +13o.01
Magnitude visual 12  Dimensões 9.7x3.9
Nota: faz par com NGC4435
NGC4435  - Virgo
Ascensão Reta 12h27m40   declinação +13o.04 48
Tipo eg   magnitude 10.80:11.74   dimensões 2.75x2.00.13

23’ oeste dos Olhos, situam-se a galáxia elíptica M86 - NGC 4406 -, com magnitude 9.8 e tamanho de 9’x6’  e a galáxia M84 - NGC 4374 -, com magnitude 10, tamanho 6.4’x5.6’.

M84 - NGC 4374
Ascensão reta 12h25m03   declinação +12o.53 15
Tipo eg     magnitude 9.11:10.09   dimensões 6.46x5.62

M86 - NGC 4406
Ascensão reta 12h26m11   declinação +12o.56 49
Tipo eg   magnitude 8.90:9.83   dimensões 8.91x5.75

M86 apresenta um anel de galáxias formando um colar e estes objetos podem ser vistos em telescópios de abertura 8” ou 10”: NGC 4402, NGC 4387, NGC 4388, NGC 4413, NGC 4425.

NGC4387 Virgo
Ascensão Reta 12h25mm41  Declinação +12o.48 42
Tipo eg  magnitude 12.12:13.01   dimensões 1.78x1.0140
NGC4402 Virgo
Ascensão Reta 12h26m07  Declinação +13o.06 46
Tipo eg    magnitude 11.73:12.55   dimensões 3.89x1.10 90
NGC4413 Virgo
Ascensão Reta 12h16m31   Declinação +12o.3635
Tipo eg   magnitude 12.25:12.99   dimensões 2.34x1.51 60
NGC4425 - Virgo
Ascensão Reta 12h27m13   Declinação +12o.44 09
Tipo eg   magnitude 11.83:12.73    dimensões 2.95x1.00 27
NGC 4388 - tipo SBc
Ascensão Reta 12h25m8  Declinação +12o.40
Magnitude visual 12.2  Dimensões 6.2x1.7  Nota: próxima à M85 e M86
Nota: faz par com NGC 4435

NGC4486a  - Virgo
Ascensão Reta 12h30m9   Declinação +12o.16
Tipo eg   magnitude 11.2    dimensões 1.3x1.1
58’ sudoeste dos Olhos, situa-se a galáxia gigante elíptica M 87 - NGC 4486, com magnitude 9.6 e tamanho 7’x7’.  Existem três galáxias associadas a este objeto e são NGC 4486, NGC 4478 e NGC 4476.
NGC4478   - Virgo
Ascensão Reta 12h30m17  Declinação +12o.19 44
Tipo eg   magnitude 11.45:12.36   dimensões 1.91x1.62 140
NGC4476 - Virgo
Ascensão Reta 12h29m58   Declinação +12o.20 53
Tipo eg   magnitude 12.19:13.01   dimensões 1.70x1.17 25

M87 - NGC 4486 - Galáxia
Ascensão Reta 12h30m49   declinação +12o.23 24
Tipo eg   magnitude 8.63:9.59   dimensões 8.32x6.61
Um dos maiores membros do Aglomerado de Galáxias em Virgem, é uma galáxia brilhante e eliptical e uma das mais massivas e luminosas galáxias conhecidas.  Ao mesmo tempo, é uma das mais vigorosas fontes de radiação de radio, designada como Virgo A ou pelo número 3C 274 (Catálogo de Fontes de Radio).  Sua poderosa radiação de rádio e também a poderosa emissão de raio-x  acontecem como um jato luminoso que se extende para mais de 4 mil anos-luz para fóra do núcleo da galáxia.  Dentro do núcleo podemos encontrar um jato de elétrons, acelerado por um campo magnético bem forte e para velocidade imensa: isso faz acontecer uma radiação extremamente enérgica e estes processos podem ter sido causados, por exemplo, por um supermassivo buraco negro no núcleo da galáxia.

A Corrente, The Chain, estende-se ao leste e ao norte dos Olhos e então encontraremos outro par de galáxias:
NGC4461 - Virgo
Ascensão Reta 12h29m03   declinação +13o.11 08
Tipo eg   magnitude 11.19:12.09  dimensões 3.55x1.45 9
NGC 4461 é pálida (magnitude 12) e espiral alongada, podendo ser visualizada em grandes telescópios (3.5’x1.4’).
NGC 4458 situa-se bem ao seu norte e mais difícil de ser visualizada (magnitude 13) do que seu par.
NGC4458 - Virgo
Ascensão Reta 12h28 57   declinação +13o.14 35
Tipo eg   magnitude 12.07:12.93  dimensões 1.74x1.58


NGC4473 - Virgo
Ascensão Reta 12h29m48   declinação +13o.25 49
Tipo eg   magnitude 10.20:11.16  dimensões 4.47x2.51 100
Olhando para o nordeste em 18’, a Corrente ainda nos revela NGC 4473, com magnitude de 11.1 e tamanho de 4.4’x2.5’. 

Certamente esta é a região mais rica do Superaglomerado de Galáxias da Virgem.

M 61 - NGC 4303
Ascensão reta 12h21m54   declinação +04o.28 20
Tipo eg   magnitude 9.65:10.18  dimensões 6.46x5....75
 M 61 é uma galáxia espiral com magnitude 10.1 e bem grande (7’x6’).

Outra galáxia espiral é NGC 4303  A, com magnitude de 13.6.

NGC4292, magnitude 13.6.
NGC4292 Virgo
Ascensão Reta 12.21m16  Declinação +04o.35 47
Tipo eg   Magnitude 12.21 : 13.09    dimensões 1.66x 1.15 7o.


NGC 4216 - Galáxia Espiral Barrada
Ascensão Reta 12h15m9  Declinação +13o.09
Magnitude visual 11.2   Dimensões 8.5x1.7  Notas: próxima à NGCs 4206 e 4222
NGC 4216 situa-se quase na fronteira com Coma Berenices e encontra-se a 1.5o. SSW de M99, a 1.8o. SSE de M98 e 2.3o. oeste de M84 e aglutina uma série de galáxias.
A meio caminho entre M84 e NGC 4216, situa-se NGC 4267 e com magnitude de 11.8, tamanho de 3.2’x3.0’.
NGC 4206 Virgo
Ascensão Reta 12h15m16   Declinação +13o.01 30
Tipo eg   Magnitude 12.15:12.82   Dimensões 6.17x 1.17.0o.
NGC4267 Virgo
Ascensão Reta 12h19.45   Declinação +12o.47 57
Tipo eg   Magnitude 10.93:11.86   dimensões 3.24x3.02
M84 - NGC 4374
Ascensão Reta 12h24m    Declinação +13o.00   Tipo Galáxia Elíptica    Magnitude 9,8

A descrição de NGC 4216 é de que é uma galáxia bem brilhante, com magnitude 11 e muito grande (8.2’x1.8’), com grande alongamento -  17o. - e um brilho inesperado levando ao núcleo central.

No mesmo campo de visão de NGC 4216, pode-se observar NGC 4222 (magnitude 14, medindo 3.3’x0.5’) e NGC 4206 (magnitude 13, medindo 5.1’x1.0’ - esta última mais fácil de ser visualizada.
NGC4222 Virgo
Ascensão Reta 12h16mmmm22  Declinação +13o.18 31
Tipo eg   Magnitude 13.86   Dimensões 3.31x0.46.56o.

29’ oeste de NGC4216, encontramos NGC 4193 (magnitude 13, medindo 2.0’x1.1’).
NGC 4193 Virgo
Ascensão Reta 12h13m53   Declinação +13o.10 28
Tipo eg   Magnitude 12.31:13.18   Dimensão 2.04x1.05.93o.

15’ ao norte de NGC4193, situa-se NGC4189 (magnitude 12.6, medindo 2.4’x1.7’, já em Coma Berenices.  A 24’ oeste de NGC 4193, encontramos NGC 4168, uma galáxia irregular, pálida e brilhando um tantinho em direção ao seu centro.
NGC4168 Virgo
Ascensão Reta 12h12m16   Declinação +13o.12.24
Tipo eg    Magnitude 11.18:12,11    Dimensão  2.7x2.29

NGC 4212 é uma galáxia brilhante, grande e alongada e já situando-se em Coma Berenices45’ ao norte de NGC 4216.

The Virgo Cluster
Copyright: Stephen Mounioloux

Galáxias mais ao Sul da Virgem:

NGC 4699 -
Tipo Sa     Ascensão Reta 12h49m1    Declinação -09o.40
Magnitude visual 10.5  Dimensões 3.5x2.7   Nota:  pequena e brilhante
NGC 4699, localizada a 1..6o. noroeste de Psi Virginis, acolhe um campo de galáxias.  É descrita como uma galáxia bem brilhante (magnitude  10.7), arredondada (3.8’x2.6’) e com o centro bem mais brilhante.

4759/n4764 - Virgo
ascensão reta 12h53m05  declinação -09o.15 29
tipo eg magnitude :15.98  dimensões 0.10x0.10
NGC 4759 é descrita como magnitude 12.2 e razoavelmente grande (2..6’x2.0’) e faz dupla com outra  galáxia (NGC4764).

4739 - Virgo
ascensão Reta 12h51m37   declinação -08o.24 37
tipo eg   magnitude:14p   dimensões 1.62x1..41

Mais desafiadoras ainda são as galáxias NGC4739 (localizada a 41’ ENE de NGC4699; e IC3826 e NGC4703, ambas também próximas a NGC4699.
I3826 - Virgo
ascensão Reta 12h51m37   Declinação -08o.224 37
tipo eg   magnitude :15p  dimensões 1.91x0.78 3
NGC4703 - Virgo
Ascensão Reta 12h49m19   Declinação -09o.06 32
Tipo eg   magnitude 14.5   dimensões 2.95x0.58 30

M 49 - NGC 4472 - é uma galáxia elíptica, com magnitude 9.1 e tamanho de 8’x7’, localizada a 5o. ao sul de M87. 
NGC 4472 - M49 - Galáxia
Ascensão Reta 12h28m     Declinação +08o.08
Tipo (Classificação Hubble)  E - Galáxia Elíptica        Magnitude fotográfica aparente   9,33
Dimensões Angulares  9,8 X 6,6        Distância (milhões de anos-luz) 37,0
Uma das galáxias mais brilhantes do grupo de Virgo, situada a 4/7 da reta imaginária que vai de Denebola a Delta da Virgem, a cerca de 4o.  a oeste de 32 Virginis e próxima a uma estrela de quinta magnitude.
Em sua vizinhança encontramos NGC 4535 e NGC 4526 e NGC 4365. Ainda outras tantas galáxias rodeiam M 49.
NGC4365  Virgo
Ascensão Reta 12h24m27   Declinação +07o.19 06
Tipo eg        magnitude 9.56:10.52    dimensões 6.92x5.01.40

NGC 4526 - Galáxia de forma Elíptica
Tipo E7  Ascensão Reta 12h34m1   Declinação + 07o.43
Magnitude visual 10.6  Dimensões 7.0x2.7

NGC 4535 - Galáxia Espiral Barrada
Tipo SBc  Ascensão Reta 12h34m4  Declinação +08o.13
Magnitude visual 11.1  Dimensões 7.8x7.0  Nota: próxima à M49

Localizada a 5o. sul de M87 e a 1.1o. ESE de M49, encontra-se a galáxia NGC 4536, com ao magnitude 9.6 e com tamanho de 5’x2’. É uma galáxia brilhante e alongada (posição angulada a 120o) e inesperado brilho em direção ao centro.

NGC4570 - Virgo
Ascensão Reta 12h36m53  Declinação +07o.14 52
Tipo eg    magnitude 10.90:11.84  dimensões 3.80x1.15 159
NGC 4570 é uma galáxia espiral localizada a 50’ sudeste de NGC4526, com magnitude de 11.9 e tamanho de 8’x1.1’.

NGC 4365 é outra galáxia elíptica que acolhe outras tantas galáxias mais pálidas. Situando a 1.5o. WSW de M49, é descrita como bastante brilhante (magnitude 10.3) e razoavelmente grande (7.0’x5.1’).


NGC 4594 - M 104 - Galáxia Sombrero:
Ascensão Reta 12h40m00  Declinação - 11o.37
M 104: é uma galáxia com magnitude 8.6 e tamanho de 9’x4’.  Vista de lado, com um simples telescópio de abertura 4”, poderá apresentar um plano de poeira correndo em direção ao seu centro. Esta galáxia situa-se na fronteira com o Corvo.



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5e/M104_ngc4594_sombrero_galaxy_hi-res.jpg/1280px-M104_ngc4594_sombrero_galaxy_hi-res.jpg
AutorNASA/ESA and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA)




NGC5068  - Galáxia em Virgem
Ascensão Reta 13h18m54  Declinação -21o.02
NGC 5068 acolhe um trio de galáxias próximas à fronteira com a Hydra, 2o. ao norte de Gamma Hydrae.  É uma galáxia irregularmente arredondada, com magnitude de 10.4 e medidas de 7.2’x6.3’, com um centro mais brilhante.

NGC 5077
ascensão reta 13h20m25   declinação -20o.3637
tipo eg  magnitude 11.39:12.40  dimensões 2.34x1.70 10

NGC 5087 situa-se a meio grau nordeste de NGC 5068 e pode ser descrita como uma galáxia irregularmente formatada e bem pálida (magnitude 12) e bem pequena (2.3’x1..7’).  Pode ser visualizada em telescópio com aberturas 8” a 10”.

NGC 5084
ascensão reta 13h20m16  declinação -21o.49 37
tipo eg  magnitude 10.52:11.63   dimensões 9.33x1.74 80
 situa-se a 51’ SSE de NGC 5068 e é uma galáxia espiralada com magnitude 11.3 e de tamanho 9.3’x1.8’ - estendida a 80o.


The Coma-Virgo Galaxy Cluster is home to multiple galaxies visible through binoculars, including M87, M86, and M84.
Philippe Barraud
http://www.astronomy.com/observing/sky-this-week/2014/03/march-1423-2014






Outros Aglomerados de Galáxias ou Superaglomerados e um Void,
classificados como direcionados a partir da constelação Virgo:

Abell 1689 - Um dos maiores e mais massivos aglomerados de galáxias conhecido, atuando como lente gravitacional.

Abell 1835 - Atrás daquela que é candidata de galáxia mais distante conhecida, Galáxia Abell 1835 IR1916, vista através lente gravitacionais.

Abell 2029 - Próxima à fronteira com Serpens Caput

Leo-Virgo Superaglomerado   SCI 107

Virgo-Coma Superaglomerado  SCI 111

Virgo Void
Coordenadas Equatoriais:  Ascensão Reta  13.5  Declinação +10
Coordenadas Supergalacticas: L” 109   B” +11
Redshift z:  0.0100
Distância em milhões de anos-luz: 140
Diâmetro em milhões de anos-luz: 115

Superaglomerado Leo-Virgo:
Coordenadas Equatoriais:  Ascensão Reta 11.5   Declinação - 4
Coordenadas Supergalacticas:  L” 115      B” - 22
Redshift z: 0.052
Distância em milhões de anos-luz: 708
Dimensão em milhões de anos-luz: 100
Constelação na qual a maior parte do Superaglomerado se situa:  Leo-Virgo
Aglomerados Abell  no Superaglomerado:  Abell 1216, Abell 1308, Abell 1334

Superaglomerado Virgo-Serpens:
Coordenadas Equatoriais:  Ascensão Reta 15.2   Declinação +6
Coordenadas Supergalacticas:  L” 120      B” +34
Redshift z: 0.052
Distância em milhões de anos-luz: 708
Dimensão em milhões de anos-luz: 150
Constelação na qual a maior parte do Superaglomerado se situa:  Virgo-Serpens
Aglomerados Abell  no Superaglomerado:  Abell 2020, Abell 2023, Abell 2040, Abell 2055





O AGLOMERADO DE GALÁXIAS, EM VIRGEM,
faz parte daquilo que nomeamos como Local Supercluster ou Superaglomerado Local que contém o Grupo Local acolhendo nossa Galáxia, a Via Láctea, e contém o Aglomerado de Virgem, bem próximo ao centro: o Superaglomerado Virgo.

Coordenadas Equatoriais:  Ascensão Reta 12h29.6   Declinação +11o.49
Coordenadas Supergalacticas:  L”  103.3   B” -2.8
Riqueza   1
Redshift   .0037
Distância em milhões de anos-luz: 52

Começando a partir de uma imensa lista de nebulosas publicada por William e John Herschel em 1863, foi conhecido o fato de que existia um excesso marcante de campos nebulosos na constelação de Virgem.  Nos anos 1950, o astrônomo Gerard Henri de Vaucouleurs foi o primeiro a comentar sobre este excesso representado por um tipo de galáxia de escala grandiosa - o que lhe garantiu o nome de Supergaláxia Local, em 1953 e que foi mudado  para Superaglomerado Local, em 1958.  O debate continuou durante os anos 60 e 70 em termos de se o Superaglomerado Local era verdadeiramente uma estrutura ou um alinhamento de galáxias tão somente.  Esta questão foi resolvida através as buscas usando redshift ao final dos anos 70 e começo dos anos 80, que, convincentemente apontou para a concentração de galáxias ao longo do plano supergaláctico.

Virgo Cluster ou Aglomerado de Galáxias, em Virgem, faz parte daquilo que nomeamos como Local Supercluster ou Superaglomerado Local que contém o Grupo Local acolhendo nossa Galáxia, a Via Láctea, e contém o Aglomerado de Virgem, bem próximo ao centro.

Também esta questão pode ser conhecida como o Superaglomerado Virgo ou Superaglomerado Local que se apresenta como um superaglomerado irregular e que contém o Aglomerado Virgo bem como o Grupo Local (que acolhe nossa Via Láctea e a galáxia Andromeda).  Acredita-se que pelo menos 100 grupos de galáxias e aglomerados situam-se dentro de seu diâmetro de 33 megaparsecs (110 milhões de anos-luz).  E este Superaglomerado é um dos milhões de superaglomerados que existem no Universo observável.

O  Superaglomerado Local contém o Grupo Local com nossa Galáxia, a Via Láctea, e também contém o Aglomerado de Galáxias Virgo próximo a seu centro - e, algumas vezes, é chamado de Virgo Superaglomerado. Dimensão de 33 megaparsecs = 110 milhões de anos-luz.



http://www.slipperysnake.co.uk/educational-materials/science/space/observable-universe/


O mundo fantástico que se esconde 
por detrás do corpo da constelação virginal: 
o Aglomerado de Galáxias em Virgem

Boa Leitura e Bons Estudos!

Com um abraço estrelado,
Janine Milward



Visitando os Sites abaixo,
 você conseguirá informações atualizadas e preciosas
sobre os Objetos Celestiais de seu interesse:

NASA/IPAC EXTRAGALACTIC DATABASE –
http://ned.ipac.caltech.edu/
NASA/IPAC Extragalactic Database (NED) -  operated by the Jet Propulsion Laboratory, California Institute of Technology, under contract with the National Aeronautics and Space Administration.


THE NIGHT SKY ATLAS
The night sky atlas creates images of any part of the night sky, allowing easy location of any object. Detailed chart images show all stars visible to the naked eye, the constellations, Messier objects, and names of the brightest stars.

The Internet STELLAR DATABASE

- stars within 75 light-years.  (Plus some of the more well-known "name brand" stars farther away.)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

COMPILAÇÃO (com todo o respeito)
E TRADUÇÃO literal (quando necessária)
de Janine Milward:

-  Wil Tirion - Atlas of the Night Sky - The Hamlyn Publishing Group Limited, LondonEngland

-  Antonin Rükl - The Hamlyn Encyclopedia of Stars & Planets - The Hamlyn Publishing Group Limited, LondonEngland


The Virgo Cluster

Copyright: Stephen Mounioloux

http://www.atlasoftheuniverse.com/galgrps/vir.html
http://www.atlasoftheuniverse.com/galgrps/vir.html. This website belongs to Richard Powell.

- http://www.atlasoftheuniverse.com
- Hawaiian Astronomical Society - The Site

- Richard Hinckley Allen, Star Names, Their Lore and Meaning, Dover Publications, Inc, New YorkUSA

-  Identificação do Céu (Livro que foi sendo revisado e reeditado algumas vezes) de autoria de Fernando Vieira,
Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
(com dedicatória do próprio autor para mim em Curso de Identificação do Céu,
em 30/07/1999))

- 6a. Edição do Atlas Celeste
de autoria de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão,
Editora Vozes, Petrópolis, ano de 1986
(com dedicatória do próprio autor para mim
em evento realizado no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro,
em 16/06/1989)

-  Mario Jaci Monteiro , As Constelações, Cartas Celestes -
Apoio: CARJ/MEC/CAPES/PADCT-SPEC  -  com dedicatória do autor para mim, em março de 2004 (quando Mário Jaci generosamente me presenteou com um instrumento de observação (kepleriano) artesanalmente construído por ele).





Os desenhos formados pelas estrelas - AS CONSTELAÇÕES - são como janelas que se abrem para a infinitude do universo e que possibilitam nossa mente a ir percebendo que existe mais, bem mais, entre o céu e a terra..., bem como percebendo que o caos, vagarosamente, vai se tornando Cosmos e este por nossa mente sendo conscientizado.

Quer dizer, nossa mente é tão infinita quanto infinito é o Cosmos.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward


VISITE MINHA PÁGINA
DA TERRA AO CÉU E AO INFINITO